Páginas

Entre janelas, abismos e riscos.

 O que nos espera lá fora?
O que tememos tanto encontrar?
Por que não arriscamos e preferimos apenas ver o mundo pela janela?
Dentre tantas perguntas, acredito que o ser humano não seja um ser covarde por natureza. O que nos faz ficar estancados em um lugar, sem nos arriscarmos está longe de ser algo grande, monstruoso e amedrontador.É simplesmente o medo.Sentimos medo de falhar em nossas escolhas, de frustrar nossos sonhos, de não vivermos tudo aquilo que planejamos e idealizamos viver.
No meu ambiente cotidiano(espero que por pouco tempo)-vulgo ''Cursinho''- deparo-me com tantas inseguranças, medos, angústias reprimidas, indecisões e diversos sentimentos de cunho um pouco imaturo. É claro que o medo é necessário em nossas vidas-afinal,se fosse ausente,talvez não teríamos uma sensação segura e necessária de autopreservação- mas não deve ser primordial.
Em meu segundo ano de cursinho-sim, mais um ano revendo tudo e me preparando pro ''batalhão'' de novembro-acho que estou cansada de pessoas amedrontadas(incluindo a mim mesma, não me excluo dos um pouco medrosos,com certeza)e que preferem permanecer em sua zona de conforto ao invés de arriscar uma profissão e seguir adiante,vendo em que oceano suas escolhas desembocariam.
Sempre haverá riscos. Mas se não arriscarmos, então, para que viver? Sempre com as mesmas seguranças mesquinhas, agarrando-se às mesmas válvulas de escape (a bebida, o cigarro, as relações afetivas e o tal 'sexo sem compromisso', carros luxuosos, casas suntuosas rodeadas de seguranças físicas-falsas seguranças). Acho que o ser humano é muitas vezes previsível até demais. E não por haver pessoas ótimas em análises comportamentais, mas porque são sempre as mesmas atitudes, os mesmos medos, os mesmo dissabores individuais e coletivos.
Então, para que fugir? Por que não enfrentar o vento de frente e deixar-se ser carregado por ele até onde pararmos?
Talvez nunca tenhamos completa certeza do que há lá fora,mas com certeza apenas 'olhando pela janela', sem nos lançarmos na rua das ilusões, continuaremos os mesmos:inseguros, cada vez mais amedrontados e com a eterna pergunta rondando-nos a mente:O que há diante de nós?

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Homens (não) são de Marte e mulheres (não) são de Vênus

E em meio a tantos livros de auto-ajuda e artigos de revistas femininas a cerca do tema ''relacionamentos'' e as tais dicas de comportamento, de atração e afins.. venho dar o meu parecer sobre esse mundo gigantesco de pitacos, dúvidas e coisas mais.
Bom, pra começar, às mulheres:
não acredito em nada desses tabus de que homens só se interessam pela aparência, que são frios e superficiais. Muitas mulheres também o são. Concordo em primeiro lugar, vão olhar para o seu outfit, mas, venhamos e convenhamos, de nada adianta um corpo esbelto e atraente se da sua boca só saem palavras baixas e sem conteúdo. Ninguém quer se relacionar com uma ampulheta ou com um cérebro ambulante. Portanto, valorize seus pontos fortes e se ame do jeito que é.Sem rebocagens no rosto, ou roupas que destoam do seu jeito de ser. Se alguém vai amá-la, vai amá-la pelo que é e não pelo que aparenta ser. Tá, mas tudo isso é meio lugar-comum. Vamos às diferenciações. Acredito que uma mulher deva mostrar no que acredita. Não vivemos mais em um mundo dominado por machistas, então, não há necessidade alguma de fazer apologia a sufragistas e dizer que odeia homens que a veem como uma procriadora. Como você se interessa por vários assuntos-supondo-a uma mulher interessante-fale sobre assuntos realmente interessantes. E veja gostos em comum. Não os crie, mas perceba-os. Essa história de que ''os opostos se atraem'' só vale para as Leis da Física.E lembrem-se: nós vemos pelas lentes dos sentimentos, dos detalhes e os homens geralmente não.Então, sejamos compreensivas e pacientes, cedendo em algumas coisas e ''ganhando'' em outras. E acima de tudo, seja gentil e educada. Bom-humor é algo contagiante e ninguém quer ficar perto de alguém mandona e reclamona a beça. Enfim: ame-se e aprenda a amar. Orgulhos excessivos a  deixarão apaixonada apenas por você mesma e só a farão sofrer. Ufa! É basicamente isso.
Agora aos homens:
não precisam ser inseguros, ou demonstrar uma fortaleza enorme e protetora como muitos de vocês tentam passar. É ótimo se sentir acolhida e protegida, mas também é ótimo ver que vocês também são de carne-e-osso e tem suas fragilidades. Quanto a gostos de caráter supostamente duvidoso. Danem-se os tabus idiotas da sociedade arcaica. Valores são uma coisa, ignorância é outra bem diferente. Então, se vocês tem características que os diferenciam dos demais, demonstre-as. Se você gosta, sei lá, de flores, ou de coisas que os 'homens-fortes-machos-e-viris' não gostam, dane-se. Seja o que você é e é só assim que vão amá-lo.Pelo que é. Pelo que te singulariza, te peculiariza. Inseguranças? Nós também as temos. Timidez? Nós também a temos e-podem acreditar- mulheres acham isso no mínimo fofo. Ok, não precisam empacar pra sempre e empatar as coisas, ou deixá-las com o suposto 'comando da relação' nas mãos. Gostamos de ser desafiadas e de tentar mostrar que merecemos o que queremos ser/ter. Quanto às supresas. Acredito que são boas desde que sejam verdadeiras. Não leve flores a menos que elas realmente signifiquem algo. E tente ver os gostos da ''parceira''. Não é pq estatisticamente mulheres amam chocolotes e afins que todas são assim. Por isso, tente desvendá-la, desnudá-la (sem ambiguidades impertinentes...) e veja detalhes dela. Ela vai amar tudo isso e você não vai morrer por ter sido atencioso com ela algumas vezes, vai? E tentem dialogar. Muitas conseguem ler o que vocês querem ou não dizer, mas a maioria não. Assim, dialogar é importante. Nada de 'D.R.s' infinitas e tediosas. Mas, se algo o incomodou, fale sobre isso com ela. É melhor agora do que anos depois. Rancores e dissabores só são interessantes em livros e não na vida real. Bom, eu realmente sinto pena dos homens que sofrem com a T.P.M. furiosa de suas mulheres. Mas nada que um 'dê um tempo para ela mesma' e uma cordialidade não resolva. Fique na sua e releve várias coisas.Muitas vezes ela não tem noção de como suas palavras foram ferinas durante os picos hormonais e afins. Algumas dicas de mulheres servem pra homens, o geral delas. Em suma, ame-se também para ser amado. E abra-se. Sua mulher deve ser, acima de tudo, sua melhor amiga, sua confidente. Não esconda coisas dela com medo de serem deturpadas. Se conversar direito e se explicar, com certeza, brigas não aconteceram por bobeiras. A menos que sua mulher seja um ser incompreensível e chato. Se for o caso, peça a ela que leie as dicas para as mulheres.HAHA. Ah, e a ideia de que os tipos esculturais arrasam corações é mais uma estatística que uma realidade. Seja o que você é e não o que tentam fazer com que você seja.
É, finalmente, acho que terminei. Espero ter ajudado de alguma maneira. A ''Guerra dos Sexos'' é uma bobagem, já que um não é melhor que o outro e vice-versa. Ah, e a história do ''príncipe encantado'.Outra besteira. Se nós não somos princesas (ninguém o é, vamos acordar!), por que, então, procuramos e exigimos príncipes?
Um beijo e boa sorte aos conquistadores de plantão (hehehe),
Jullieta. ~

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Entre rodopios e pliés - Mente sã/Corpo são.

Dentre tantos esportes e atividades físicas, acredito que a dança- em especial - é a mais libertária, a mais deliciosa. Afinal, põem-se as cartas na mesa. Lança-se ao ar, ao céu, ao mundo. Desafiam-se os limites físicos da frágil condição humana, agarra-se a ínfimas possibilidades e.. tenta-se quebrar os limites da gravidade e.. VOAR! Voar como Ícaro tentou e fracassou. Voar em vários sentidos. Sentir o vento batendo em cada parte de seu corpo. Exalar perfumes de liberdade, de amor, de vida. Sentir-se viva.
Enfim... dançar-além de toda a poesia compreendida no ato- ainda garante uma boa saúde (se atrelada a uma alimentação razoavelmente adequada), uma enchurrada de endorfinas, um bom condicionamento físico e implica mudanças significativas em diversos aspectos da vida de uma pessoa.
Além de tudo, ainda há o centro da ação: a bailarina. Uma bailarina que se preze deve, além das regras pré-estabelecidas do método a qual segue, deve sempre sorrir, transparecer alegria, energia, luz e vida. Nada de caretas, mau-humor ou energias negativas.
Por isso, DANCE! LIBERTE-SE! VIVA! Não tenha vergonha de sair saltitando por aí, divertindo-se ao sabor dos passos aleatórios ou não.

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FELIZ 2011 !

Como parte de minhas ''metas'' para este ano, resolvi estrear outro blog, com novas ideias, buscando me reinventar e criar mais do que já o fiz até hoje.
Primeiramente, FELIZ ANO NOVO a todos ! Espero que tenham tido uma Virada maravilhosa, ao lado daqueles que amam, se divertindo e guardando-a sempre no baú da memória que cada um de nós temos.
Bom, sobre o 'novo blog'. Aqui, vou expor mais coisas que julgo serem interessantes, diferentes e irreverentes de alguma maneira. Darei dicas, às vezes, falarei sobre mim, outras sobre minha intimidade, mas majoritariamente aqui será um espaço para diversas ideias e exposições variadas.
Espero que gostem e.. é isso (:
Um beijão,
Jullieta ~.

Read Comments
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS